Dicas Sustentáveis
Microplásticos? Nem pensar!

Microplásticos? Nem pensar!

Sabias que entre 69% a 81% dos microplásticos existentes nos oceanos resultam da degradação de objetos de maiores dimensões?

garrafa de plástico submersa, em ambiente aquático
Photo by Brian Yurasits on Unsplash

Todos os anos, cerca de 13 milhões de toneladas de plástico vão parar aos oceanos: sacos de plástico, garrafas ou embalagens plásticas, redes de pesca, brinquedos, balões, cotonetes, beatas de cigarros, descartados de forma incorreta, acabam por chegar ao mar onde se degradam em pedaços de plástico cada vez mais pequenos – são os chamados microplásticos secundários, aqueles que resultam do processo de desgaste e degradação de objetos maiores.

Contudo, este não é o único problema. Em muitos dos nossos produtos de higiene e limpeza – pastas de dentes, esfoliantes, detergentes – existem pequenas partículas de plástico (microplásticos primários, aqueles que são produzidos de forma intencional e que são libertados no meio ambiente como pequenas partículas). Glitter, microcristais… sem sabermos, podemos estar a contribuir para esta forma tão séria de poluição.

Imagem de escova de dentes, com pasta dentífrica
Photo by William Warby on Unsplash

Nas compras dia a dia, compra consciente. Lê os rótulos das embalagens e procura por estas palavras: polietileno ou polyethylene (PE), polipropileno ou polypropylene (PP), Polietileno tereftalato ou polythylene terephthalate (PET), e polimetilmetacrilato ou polymethy methcrylate (PMMA).  

Se um ou mais ingredients destes estiver no rótulo, há microplásticos nesse produto. 

JUNTOS CONSEGUIMOS MUDAR O MUNDO

UM PASSO DE CADA VEZ

CLICA AQUI PARA CONHECER TODAS AS NOSSAS DICAS
Partilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *