1. Há toda uma indústria do descartável (desde a fast-fashion até à obsolescência programada de equipamentos) que nos inventiva e leva a consumir e a comprar cada vez mais. Por isso, REDUZ.
2. Os materiais que compõem grande parte dos objetos (desde utensílios a vestuário) que usamos no dia a dia são feitos com materiais baratos, mas muitas vezes têm uma pegada muito pesada em termos ambientais e em termos de direitos humanos. Sabes de onde vem a roupa que compras e usas uma vez? Pensa duas vezes antes de comprar, e se tiveres de o fazer procura as lojas de artigos em segunda mão. Há muitos cool spots onde consegues encontrar o que precisas e vender o que já não ter faz falta. Por isso, REUTILIZA.
3. A tua mochila já não tem emenda nem remendo? O telemóvel já não funciona? A lâmpada já não ilumina? Não descartes as tuas coisas no lixo comum. Procura o local adequado para descartares o que já não tem mais uso de forma responsável e com o menor impacto ambiental. RECICLA.
E se quiseres ir ainda mais longe… RECUSA. Diz não aos brindes que vão para uma gaveta, às amostras que nunca usas, às canetas e sacos que te oferecem e que aceitas porque são de graça. Se não precisas, recusa. Vais ver que te vais sentir melhor : )