Dicas Sustentáveis
Festas sem largadas de balões

Festas sem largadas de balões

Longe vai o tempo em que as festas de aniversário se limitavam a um bolo e a uma caneca de sumo, e a decoração era pouco mais que um cartaz pintado pela mãe a dizer “PARABÉNS!”. 

Hoje em dia, entre glitter, purpurinas, confetis, estouros, balões… são muitas as coisas que gostamos de ter e ver nas nossas festas, e que tornam o momento mais bonito, único e especial.

São momentos bonitos, únicos e especiais, mas que muitas vezes causam um impacto ao ambiente que perdura muito para além da festa. Os glitters e os confetis, muitas vezes feitos em plástico, são dispersos pelo vento. Muitas vezes acabam por ser ingeridos por animais, que os confundem com alimento, ou ficam “simplesmente” a degradar-se no meio ambiente, durante anos e anos. Vendo desta perspetiva, já não parece tão bonito, pois não?

 

 

Alternativas aos balões de plástico

Ter uma festa bonita é bom, ter uma festa com pouco impacto ambiental é muito melhor. Se gostas de balões e enfeites, se não dispensas o “tchanan!!” mas queres fazê-lo de forma consciente, segue estas dicas:

1. Bolinhas de Sabão – é certo que usamos detergente, mas o impacto é bem menor do que os balões de plástico. Distribui palhinhas (reutilizáveis!!) pelas crianças e espalha potes com a mistura para as bolhinhas. Ou, se quiseres algo “em maior”, aluga uma máquina de fazer bolas de sabão. É lindo, é (mais) ecológico, e deixa menos resíduos no meio ambiente.

criança a soprar bolas de sabão
Photo by Giu Vicente on Unsplash

2. Bandeirinhas de tecido – esquece as bandeiras de plástico ou as de papel, que se rasgam facilmente e só usas uma vez. Procura pedaços de tecido que tenhas em casa, pede aos amigos, constrói uma fila de bandeirinhas que podes usar uma, outra e outra vez. Com jeito, usas até nas festas dos Santos Populares – e já tens metade do trabalho feito 😉

3. Confetis de folhas e flores – Se queres MESMO usar confetis, procura um daqueles “furadores” – há com várias formas – e recorta folhas de árvores, plantas, pétalas de flores. No final, terás um conjunto de pequenos pedacinhos coloridos que podes espalhar à vontade – são biodegradáveis, não poluem e (se usares as plantas certas) até cheiram bem!

Estas são apenas três dicas de como organizar/decorar uma festa de forma mais sustentável. Tens mais ideias que queiras partilhar?

Escreve nos comentários!

JUNTOS CONSEGUIMOS MUDAR O MUNDO

UM PASSO DE CADA VEZ

CLICA AQUI PARA CONHECER TODAS AS NOSSAS DICAS
Partilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn

3 thoughts on “Festas sem largadas de balões

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *