É tempo de agir
Natal e Esferovite – o problema da neve falsa

Natal e Esferovite – o problema da neve falsa

Todos os anos, com a chegada do Natal, chegam também as “Aldeias” e as “Vilas” que nos enchem os olhos de luz. Há presépios e Pai Natal, duendes e renas, vermelho nas casinhas e branco nas pistas de gelo. É uma altura festiva, e as principais vilas do nosso país oferecem dias de magia e de sonho.

É o Natal que está a chegar. E é bom 🙂

figura de Natal, com boneco de neve e casinha de natal

Com as Aldeias de Natal chegam também as diversões: teatros, fantoches, insufláveis… e os globos de natal, dentro dos quais as crianças se divertem a brincar na “neve“. E é aqui que reside o problema, porque estes globos onde as crianças pulam e brincam estão na verdade cheios de esferovite

Esferovite, a “neve falsa” das festas de natal

Também conhecido por isopor, o esferovite não é mais que Poliestireno Expandido – um tipo de plástico material plástico leve, muitas vezes usado nas embalagens ou no revestimento de casas. E que, por altura do Natal, é usado na decoração de montras e em muitas animações natalícias. 

Esta “neve falsa” que enche estes globos, ao escapar – seja nas roupas ou cabelos das crianças, seja porque simplesmente sai pela abertura quando uns saem e outros entram – espalha-se pelos caminhos, pelas ruas, é levada pelo vento espalhando-se num raio de quilómetros. 

Uma vez fora do globo esta neve falsa é praticamente impossível de controlar, indo parar às ruas, às praias, ao mar. Ali, quando não é confundida com alimento pelos animais marinhos, fica a flutuar, a degradar-se em pedaços cada vez mais pequenos. Isto, para não falar no facto de as crianças estarem a respirar esferovite durante o tempo em que estão dentro do globo -.-

bolas de esferovite, também conhecido por isopor

A Ana Pêgo – uma das pessoas que nos inspiram – tem chamado a atenção para esta situação há já bastante tempo, na página do seu projeto plasticus maritimus. A Ana é bióloga marinha e beachcomber e em anos passados tem encontrado estas pequenas esferas de neve falsa nas praias. Se queres perceber melhor o impacto desta brincadeira de Natal,  vê este vídeo na sua página de Facebook.

Este ano, vamos lutar para ser diferente?

Se vires que na tua vila estão a pensar colocar um globo destes, faz campanha. Diz “NÃO!”. Há outras formas de fazer festa, menos poluentes e com muito menor impacto ambiental. Diz-lhes que é possível festejar sem poluir (tanto)! 

Este ano, vamos tentar fazer a diferença? O planeta agradece!. 

  

(já agora… o esferovite é um material plástico. Sabes em que ecoponto o deves colocar?)

JUNTOS CONSEGUIMOS MUDAR O MUNDO

UM PASSO DE CADA VEZ

CLICA AQUI PARA CONHECER AS NOSSAS DICAS SUSTENTÁVEIS
Partilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *