Dicas Sustentáveis
Natal Eco-Friendly? Sim, é possível!

Natal Eco-Friendly? Sim, é possível!

O Natal está a chegar. Com a festa, chega a magia, a cor, as prendas, o cheiro a canela e a limão, o bolo-rei e as árvores enfeitadas de luzes brilhantes. É uma das épocas mais bonitas do ano, em que – entre a azáfama das compras e dos jantares de Natal – quase nem tempo temos para respirar. Ainda assim, gostamos. Muito 🙂 E a cada ano, quando esta época se aproxima, ficamos felizes por saber que o mundo (quase) todo se reúne num só pensamento: festejar a família, a amizade, os dias bons.

arvore de natal

É uma época de festa. Enfeita-se a casa a preceito, preparam-se as receitas da avó, escondem-se os presentes que se irão abrir na noite de consoada. Semanas antes (ou na véspera), corremos às lojas para comprar aquele presente que falta, aquele chocolate ou aquela manta que sabemos alguém irá gostar. Faz parte da festa, e é bom 🙂

Outras vezes (quase sempre?), por não termos planeado e pensado com tempo, acabamos por não encontrar o que queremos e por levar aquilo que encontramos: mais um brinquedo, mais uma jarra, mais um coffret de produtos de banho. Não há tempo para escolher… levamos o que há.

E se este ano fizéssemos diferente?

Independentemente da forma como resolvemos a questão das prendas (um ano antes/na véspera, à ida para casa dos avós), há muitas formas de fazermos escolhas conscientes e de diminuirmos a nossa pegada ecológica neste Natal:

1. Leva o teu próprio saco de compras

As lojas de um centro comercial competem entre si para que a sua marca seja a que circula mais nos corredores, impressa nas sacas em que levamos os presentes. Mesmo que agora tenhamos de pagar pelo saco de transporte, muitas vezes acabamos por aceitar mais uma sacola que, assim que chegarmos a casa, ou vai para o lixo ou é guardada numa gaveta na cozinha. Este Natal, faz de Pai Natal e leva o teu saco para as prendas. Recusa a sobre-embalagem, diz não ao desperdício.

2. Diz “não” ao papel de embrulho plastificado/com purpurinas

Sabemos que é mais bonito, que é mais brilhante e que dura mais. Mas só vai ter utilidade durante umas horas, até ser rasgado. Além disso, os microplásticos (as purpurinas) vão-se libertando e espalhando, contribuindo para aumentar a pegada ambiental de um simples embrulho. Por isso, diz “não!” a este tipo de papel. E, se quiseres ir ainda mais longe, traz as prendas sem embrulhar. Em casa, pode usar tecido para embrulhar as prendas, ou comprar papel reciclado/reciclável. Assim personalizas o teu embrulho, e estás a diminuir o impacto ambiental do teu presente 🙂

3. Planeia antes… e faz bolachas!

bolachas de natal, faça você mesmo, presentes natal

Há quem diga que não há melhor presente do que aquele que é feito com amor. Se tiveres tempo (tens de pensar com antecedência), faz bolachas para oferecer. Com canela, sem canela, de manteiga, com limão. De amêndoa ou cobertas de açúcar, vegan ou sem glúten: tu escolhes. Faz as bolachas (tens aqui receitas simples e boas), coloca-as num frasco de vidro (que podes ir guardando durante o ano) e oferece algo feito com amor. Vais ver que vão gostar!

4. Compra local

É difícil resistir aos preços baixos de algumas grandes plataformas. É muito mais fácil encomendar online e esperar que a encomenda chegue a casa. Mas já pensaste bem no impacto que tem, para o ambiente, comprares aquele presente que vem do outro lado do mundo? Este ano, compra local. Compra perto. Ao mesmo tempo que diminuis a pegada ambiental das tuas compras, estás a ajudar o comércio local – aquele que passou dificuldades durante a pandemia, e que agora se tenta reerguer. 

5. Oferece artigos reutilizáveis

Já falámos noutro post do ciclo de vida de um produto, e como podemos diminuir a sua pegada ambiental se o usarmos uma e outra vez. Por isso, a nossa última dica tem a ver com isso mesmo: oferece artigos que possam ser usados mais do que uma vez. Palhinhas de metal, cantis, copos reutilizáveis, sacos de pano para compras, canecas para chá… Oferece algo que saibas que vai ser usado e não descartado. Estes artigos já existem à venda em muitos locais, em lojas físicas ou online. Fica do teu lado escolher a melhor opção 🙂

Como vês, para mudar e fazer diferente, basta começar.

Este ano, vamos tentar ter um Natal mais Eco-Friendly? Nós achamos que é possível… e tu?

saco reutilizável, de pano, com arbusto verde

JUNTOS CONSEGUIMOS MUDAR O MUNDO

UM PASSO DE CADA VEZ

CLICA AQUI PARA CONHECER MAIS DICAS SUSTENTÁVEIS
Partilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *