Independentemente da forma como resolvemos a questão das prendas (um ano antes/na véspera, à ida para casa dos avós), há muitas formas de fazermos escolhas conscientes e de diminuirmos a nossa pegada ecológica neste Natal:
1. Leva o teu próprio saco de compras
As lojas de um centro comercial competem entre si para que a sua marca seja a que circula mais nos corredores, impressa nas sacas em que levamos os presentes. Mesmo que agora tenhamos de pagar pelo saco de transporte, muitas vezes acabamos por aceitar mais uma sacola que, assim que chegarmos a casa, ou vai para o lixo ou é guardada numa gaveta na cozinha. Este Natal, faz de Pai Natal e leva o teu saco para as prendas. Recusa a sobre-embalagem, diz não ao desperdício.
2. Diz “não” ao papel de embrulho plastificado/com purpurinas
Sabemos que é mais bonito, que é mais brilhante e que dura mais. Mas só vai ter utilidade durante umas horas, até ser rasgado. Além disso, os microplásticos (as purpurinas) vão-se libertando e espalhando, contribuindo para aumentar a pegada ambiental de um simples embrulho. Por isso, diz “não!” a este tipo de papel. E, se quiseres ir ainda mais longe, traz as prendas sem embrulhar. Em casa, pode usar tecido para embrulhar as prendas, ou comprar papel reciclado/reciclável. Assim personalizas o teu embrulho, e estás a diminuir o impacto ambiental do teu presente 🙂
3. Planeia antes… e faz bolachas!