É tempo de agir
Aquecimento global, um problema que já é nosso

Aquecimento global, um problema que já é nosso

Nos últimos dias as notícias têm-nos mostrado o que já sabíamos há muito: o aquecimento global é um problema que já é nosso.

O aumento da temperatura global está a mudar os padrões climáticos e a perturbar o equilíbrio habitual da natureza, um fenómeno que representa muitos riscos não apenas para o ser humano mas para todas as formas de vida na Terra.

Fotografia de terra seca, com planta a nascer nas fendas

Secas, inundações, deslizamentos de terra, instabilidade dos solos, tempestades tropicais, o aumento da temperatura, o degelo, a subida do nível médio das águas do mar… Situações apontadas como consequência do aquecimento global, provocado pela concentração dos gases com efeito de estufa. 

Este efeito de estufa é um fenómeno natural e benéfico para a vida na Terra que mantém a temperatura do planeta a um nível adequado para o desenvolvimento da vida – mas tornou.se um problema com o aumento dos gases (sobretudo dióxido de carbono e metano) provocado pela ação humana. Atividades relacionadas com a indústria, a agricultura intensiva e a criação ou transporte de gado, bem como a queima de combustíveis fósseis como o carvão, petróleo ou gás teve como resultado a retenção de mais calor e o consequente aumento da temperatura do planeta.

De acordo com as Nações Unidas, o número de extremos climáticos, climáticos e hídricos estão a aumentar e tornar-se-ão mais frequentes e severos em muitas partes do mundo como resultado das alterações climáticas. Tratámos mal o planeta. E agora as consequências estão à vista.

Mas haverá algo a fazer? Será que ainda estamos a tempo?

Temos que acreditar que sim. Neste momento, e até dia 18 de novembro, está a decorrer no Egito a COP27, o maior encontro do mundo sobre mudanças climáticas que reúne os líderes mundiais numa discussão sobre o futuro do planeta e sobre as suas vulnerabilidades, as capacidades e os limites do mundo e da sociedade para se adaptar às mudanças climáticas.

Pessoa empunhando cartaz com a mensagem "sem natureza não há futuro"

Em Portugal e noutros países, jovens ocupam escolas e universidades num protesto que exige mudanças políticas em nome da sustentabilidade climática. E um pouco por toda a parte assiste-se a um movimento de maior sensibilização, uma consciencialização quanto ao impacto das nossas acções e daquilo que estamos a fazer ao planeta. Fazem-se compras mais conscientes, tomam-se opções mais sustentáveis em festejos e celebrações.

Todos nós temos algo a dizer e algo a fazer. O aquecimento global é um problema que já é nosso. É altura de começarmos a lidar com ele, um passo de cada vez, com as pequenas mudanças que fazemos nas nossas vidas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *